Casamento ao ar livre: 5 dicas para se preparar contra imprevistos

O sonho do casamento ao ar livre costuma vir acompanhado de preocupação quando a noivinha se dá conta de que é preciso se preparar contra imprevistos. Chuva, ventania e mudanças bruscas de temperatura estão no topo da lista e se tornam ainda mais inconvenientes quando a celebração acontece na praia. 

Mas saiba que quando se trata de organização de casamento, para cada problema existe uma solução personalizada que permite ter uma celebração impecável. Porém, é indispensável alinhar esta estratégia dentro de um planejamento coerente com o local escolhido e as características da época do ano. 

Quer saber mais? Vamos mostrar 5 dicas de como lidar com os imprevistos que podem surgir no casamento ao ar livre. Acompanhe!

1. Fique por dentro de possíveis mudanças no tempo

As mudanças no tempo são as principais preocupações dos casais que pretendem casar ao ar livre. Claro que não existe uma fórmula mágica que garante com exatidão se vai chover ou não, mas ficar por dentro das possíveis alterações é um diferencial e tanto que permite acertar no planejamento. 

Então, para criar a sua estratégia de prevenção, estude com antecedência sobre como é o clima no local da cerimônia, quais foram as últimas vezes em que o serviço de previsão errou completamente e se informe com outras noivas que já se casaram no destino sobre quais foram as soluções usadas contra este tipo de imprevisto.

2. Procure por um local que tenha opções de ambientes cobertos

Um diferencial para ter uma celebração ao ar livre mais tranquila, principalmente na praia, é procurar um local que tenha opções de ambientes fechados. Assim, mesmo que o casamento aconteça na maior parte do tempo no formato pé na areia de frente para o mar, ele pode ser remanejado para dentro de um espaço com cobertura caso uma chuva torrencial apareça. 

Ao ter esta possibilidade disponível em meses com o tempo mais instável, por exemplo, você consegue criar uma estrutura que contemple os dois tipos de ambientes na recepção dos convidados. 

Além disso, a queda de energia elétrica sempre é uma possibilidade quando ocorrem ventos intensos ou chuvas demoradas. Vale se certificar de que o espaço coberto disponibiliza um gerador e deixá-lo preparado mesmo que a previsão não sinalize a possibilidade de chuva. 

3. Considere o uso de tendas em casamento ao ar livre

As tendas também são importantes aliadas neste tipo de cerimônia. Afinal, mesmo que a previsão seja de vento e chuva no local, montar uma tenda para o grande dia garante a preservação do espaço da festa. 

E vale ressaltar que existem diversas opções de modelos disponíveis para que você escolha a que mais se encaixa com a temática do casamento e seja um adicional de estilo e originalidade na decoração. 

4. Entenda como fixar o arco de maneira correta

Os arcos para casamento em celebrações ao livre precisam de alguns cuidados especiais para que cheguem até o final intactos, ainda que enfrentem alguns imprevistos. Caso a sua escolha seja uma decoração completamente natural, é indispensável não montar o arco com muita antecedência. 

Isso porque as flores e folhas acabam murchando com mais facilidade quando estão expostas às variações climáticas ou ao excesso de calor. É interessante considerar esta questão na hora da escolha e dar preferência às espécies mais resistentes. 

Já a fixação do arco deve ser feita com um suporte bastante firme em madeira rústica, com os pés largos ou fixados no chão por estacas, e conforme as condições avaliadas previamente do terreno.

5. Escolha um espaço com soluções contra imprevistos

Quem está acostumado a lidar com a celebração de casamentos ao ar livre sabe que existe uma grande lista de imprevistos. Dessa forma, para garantir que sua cerimônia seja uma experiência positiva, a melhor dica é escolher um espaço que conte com soluções personalizadas em um plano B. 

Uma festa na praia pode tranquilamente ser realizada em um dia de chuva com a mesma organização e romantismo, desde que exista por trás uma equipe experiente no assunto tomando as melhores decisões. Lembre-se de que não é possível evitar as mudanças no tempo, mas saber como lidar com elas é o que faz toda a diferença.

Agora você já sabe como lidar com os imprevistos que podem surgir no casamento ao ar livre e se preparar de maneira adequada. O segredo é trabalhar na organização em conjunto com uma equipe experiente e contar sobre todas as suas preocupações. Como resultado, além de colocar as soluções em prática, ainda é possível aproveitar o grande dia de forma mais leve.

Gostou das informações do artigo? Então nos siga no Instagram e Pinterest para ficar por dentro de outras dicas interessantes sobre casamento na praia.

A MAIOR EXPERIÊNCIA!
DESTINATION WEDDING
É AQUI!

Mesmo que você não sinta que está na hora de solicitar um orçamento, não tem data definida e nem pensou no tipo de casamento ou número de convidados, entre em contato para trocarmos uma ideia e você conhecer melhor o nosso espaço e serviços!